A equipe
Mobilidade Sobre Trilhos Carioca esteve presente quarta-feira, dia 01/12/2015, no Clube de Engenharia onde foi apresentado pelo
Secretário Estadual de Transportes, Sr. Carlos Osório o projeto de expansão da Linha dois do
Metrô. A reunião teve a participação de engenheiros do clube dentre eles o
Doutor em Engenharia de Transporte Sr. Fernando Mac Dowell diretor de
Planejamentos do Metrô do Rio nos anos 70 e um dos fieis defensores para que o projeto original do
Metrô saísse do papel. Tivemos
também a participação de diversas organizações que assim como nós lutam por um
transporte sobre trilhos que atenda os interesses da população e não os políticos.
Vamos aos
principais itens abordados na reunião:
A concessionária
Metrô Rio será a responsável por encomendar o projeto de engenharia. As
conversas entre o Governador Pezão e a concessionária já estão adiantadas. A
previsão é que em Agosto de 2016 o projeto esteja pronto para ser apresentado
e as obras iniciadas em 2017.
A nova expansão
terá 3,7km de extensão Linha dois ganhará mais quatro paradas: Estação Catumbi,
Estação Praça da Cruz Vermelha, Estação Carioca e Estação Praça XV. E injetará no sistema aproximadamente 400
mil usuários. A localização das estações seguirão o projeto original de
1968 e a estação praça xv inclusive será construída em profundidade suficiente
para futura ligação para cidade de Niterói.
As obras de expansão da linha 2 não ficarão restritas ao
novo trecho à ser construído. Toda a extensão já em operação será restaurada. A
principal delas será a instalação do Piloto Automático em toda a extensão da
Linha 2, a exemplo do que é hoje utilizado hoje na linha 1. Hoje a Linha 2
opera no modo MCL – Modo de Condução Livre e qualquer falha como ultrapassar um
sinal vermelho pode ocasionar um acidente grave.
As composições que
irão operar na expansão da Linha 2 serão todas de oito carros. E terão que ser
encomendadas já que as composições novas adquiridas em 2012 e 2014 vindas da China
não podem ser compostas para oito
carros. Apenas seis carros como é atualmente. As antigas composições (Marfesa),
do projeto original do Metrô do Rio até podem ser compostas com oito carros, porém essas composições serão
desativadas em breve no processo de renovação da frota.
Com o novo trecho
em operação, a linha dois terá intervalos de 120 segundos e um aumento de 2,9
na demanda de passageiros na linha dois; hoje saturada e sem
possibilidade de angariar novos passageiros.
A estação Carioca
será o HUB Metroviário da cidade e irá receber entre 359 e 569 mil passageiros
por dia.
O que será feito com a estação Cidade Nova após a conclusão do trecho
Catumbi, Praça Cruz Vermelha e Praça XV?
Até agora não foi
feito um estudo sobre esse “problema”, porém uma das soluções será a criação de
dois serviços: Um Pavuna x General Osório via Linha 1A e o outro Pavuna x Praça
XV.
Entre 2009 e 2014
o metrô Rio teve maior crescimento entre os modais da cidade com a injeção de
mais 227,8mil passageiros no sistema. Hoje o sistema atingiu a marca de 850 mil
passageiros e opera no limite.
A Supervia
já passou de 730 mil passageiros por dia, hoje é o modal que mais vem crescendo
em números de passageiros. Em compensação os ônibus foram o modal que mais
perderam passageiros (6%), muito dessa perda se deve a melhora no serviço dos
trens da supervia (operação e compra de trens novos e modernos) e as diversas
obras pela cidade, o que está complicando muito o trânsito. Outro modal que
agoniza são as barcas que cada dia que passa perde mais passageiros, a falta de
transporte público próximo à estação das barcas no centro do Rio de Janeiro ocasionou
a debanda de passageiros desse modal para outros meios. A mais próxima será o
VLT (obras em andamento) e a futuramente a estação do Metrô.
Já
está em andamento o PDM – Plano Diretor Metroviário que irá ver quais as
prioridades de novas linhas para a cidade do Rio de Janeiro. O projeto ficará
pronto em março de 2016.
A nova Linha quatro já está com trilhos assentados em
praticamente toda a sua extensão, com exceção da ponte estaiada. Faltam apenas
700 metros para a junção dos tuneis de São Corando com o Leblon. Após essa
conclusão o tatuzão seguirá para a estação Gávea que não está no eixo principal
da linha quatro e não será concluída até as olimpíadas.
Osório respondeu ao
questionamento dos presentes que indagaram sobre as promessas da concessionária
Metrô Rio em contrapartida ao aumento no contrato de concessão e prometeu
averiguar e irá verificar com atenção ao pedido dos presentes com relação aos
novos projetos de expansão do Metrô. Não
há até o presente momento nenhum projeto de expansão para a Supervia.
Boa sorte com o novo blog!
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