quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Reunião com o Secretário Carlos Osório sobre a expansão da Linha 2 do Metrô Carioca.

A equipe Mobilidade Sobre Trilhos Carioca esteve presente quarta-feira, dia 01/12/2015, no Clube de Engenharia onde foi apresentado pelo Secretário Estadual de Transportes, Sr. Carlos Osório o projeto de expansão da Linha dois do Metrô. A reunião teve a participação de engenheiros do clube dentre eles o Doutor em Engenharia de Transporte Sr. Fernando Mac Dowell diretor de Planejamentos do Metrô do Rio nos anos 70 e um dos fieis defensores para que o projeto original do Metrô saísse do papel. Tivemos também a participação de diversas organizações que assim como nós lutam por um transporte sobre trilhos que atenda os interesses da população e não os políticos.

Vamos aos principais itens abordados na reunião:

A concessionária Metrô Rio será a responsável por encomendar o projeto de engenharia. As conversas entre o Governador Pezão e a concessionária já estão adiantadas. A previsão é que em Agosto de 2016 o projeto esteja pronto para ser apresentado e as obras iniciadas em 2017.

A nova expansão terá 3,7km de extensão Linha dois ganhará mais quatro paradas: Estação Catumbi, Estação Praça da Cruz Vermelha, Estação Carioca e Estação Praça XV. E injetará no sistema aproximadamente 400 mil usuários. A localização das estações seguirão o projeto original de 1968 e a estação praça xv inclusive será construída em profundidade suficiente para futura ligação para cidade de Niterói.

As obras de expansão da linha 2 não ficarão restritas ao novo trecho à ser construído. Toda a extensão já em operação será restaurada. A principal delas será a instalação do Piloto Automático em toda a extensão da Linha 2, a exemplo do que é hoje utilizado hoje na linha 1. Hoje a Linha 2 opera no modo MCL – Modo de Condução Livre e qualquer falha como ultrapassar um sinal vermelho pode ocasionar um acidente grave.

As composições que irão operar na expansão da Linha 2 serão todas de oito carros. E terão que ser encomendadas já que as composições novas adquiridas em 2012 e 2014 vindas da China não podem ser compostas para oito carros. Apenas seis carros como é atualmente. As antigas composições (Marfesa), do projeto original do Metrô do Rio até podem ser compostas com oito carros, porém essas composições serão desativadas em breve no processo de renovação da frota.

Com o novo trecho em operação, a linha dois terá intervalos de 120 segundos e um aumento de 2,9 na demanda de passageiros na linha dois; hoje saturada  e sem possibilidade de angariar novos passageiros.

A estação Carioca será o HUB Metroviário da cidade e irá receber entre 359 e 569 mil passageiros por dia.

 O que será feito com a estação Cidade Nova após a conclusão do trecho Catumbi, Praça Cruz Vermelha e Praça XV?
Até agora não foi feito um estudo sobre esse “problema”, porém uma das soluções será a criação de dois serviços: Um Pavuna x General Osório via Linha 1A e o outro Pavuna x Praça XV.

Entre 2009 e 2014 o metrô Rio teve maior crescimento entre os modais da cidade com a injeção de mais 227,8mil passageiros no sistema. Hoje o sistema atingiu a marca de 850 mil passageiros e opera no limite.

A Supervia já passou de 730 mil passageiros por dia, hoje é o modal que mais vem crescendo em números de passageiros. Em compensação os ônibus foram o modal que mais perderam passageiros (6%), muito dessa perda se deve a melhora no serviço dos trens da supervia (operação e compra de trens novos e modernos) e as diversas obras pela cidade, o que está complicando muito o trânsito. Outro modal que agoniza são as barcas que cada dia que passa perde mais passageiros, a falta de transporte público próximo à estação das barcas no centro do Rio de Janeiro ocasionou a debanda de passageiros desse modal para outros meios. A mais próxima será o VLT (obras em andamento) e a futuramente a estação do Metrô.

 Já está em andamento o PDM – Plano Diretor Metroviário que irá ver quais as prioridades de novas linhas para a cidade do Rio de Janeiro. O projeto ficará pronto em março de 2016.

A nova Linha quatro já está com trilhos assentados em praticamente toda a sua extensão, com exceção da ponte estaiada. Faltam apenas 700 metros para a junção dos tuneis de São Corando com o Leblon. Após essa conclusão o tatuzão seguirá para a estação Gávea que não está no eixo principal da linha quatro e não será concluída até as olimpíadas.

Osório respondeu ao questionamento dos presentes que indagaram sobre as promessas da concessionária Metrô Rio em contrapartida ao aumento no contrato de concessão e prometeu averiguar e irá verificar com atenção ao pedido dos presentes com relação aos novos projetos de expansão do Metrô.  Não há até o presente momento nenhum projeto de expansão para a Supervia.

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