
Você conhece o trem no qual está embarcando?
Não? Então vamos apresentar ele para você.
Fabricante: Mafersa ( Material Ferroviário S/A)
Localização da Fábrica: São PauloAno de Fabricação: 1975
Entrada em operação: 1979 (Alstom 1996)
Reforma e modernização: 2008 / 2015
Empresas responsáveis pela reforma: Pifer Interiores Ferroviários
História:
E hoje vamos apresentar o trem da primeira geração de trens do Metrô Carioca, os trens da Mafersa (Material Ferroviário S/A).
Em setembro de 1975, após licitação, o consórcio Mafersa-Villares foi o responsável pela construção do protótipo e o fornecimento de 270 carros para o Metrô Carioca. Em 1977 o primeiro protótipo já estava pronto e realizando testes.
No dia 7 de abril de 1978 o primeiro carro do Metrô é concluído e veio rebocado de São Paulo para o Rio de Janeiro pelos trilhos da então Rede Ferroviária Federal.
Oitocentos e vinte três metros de linha foram construídas no Centro de manutenção do Metrô, na praça 11, para que fossem feitos os mais diversos tipos de teste. E no dia 29 de julho o carro protótipo do Metrô fez sua primeira viagem com passageiros, percorrendo 600 m das linhas do Centro de Manutenção por quatro vezes, somando um total de 2400 metros. No dia 5 de março de 1979 foi realizada a primeira viagem, no trecho Glória-Praça Onze. Somente no dia 19 de novembro de 1981, os Mafersas vieram a realizar viagem no primeiro trecho da Linha dois entre São Cristóvão e Maracanã. Devido à falta de verbas no ano de 1984 muitos carros foram canibalizados (tirar peças de um carro, para consertar outro carro) para suprimento de peças e devido a falta de pagamento do Governo do Estado o contrato de entrega de novos carros Marfesa para o metropolitano carioca foi suspenso. Entre 1996 e 1997 a Alstom "cumpre o contrato" firmado pela Mafersa em 1975,ou seja,entrega 36 novos carros.
Curiosidades:
Em março de 2008 alguns carros da Mafersa ganharam um novo interior,visando maior comodidade e maior espaço para passageiros em pé. O estofado usado nos carros reformados foi o mesmo modelo utilizado nos trens coreanos da Supervia.
Pintou alguma dúvida? Deixe nos comentários que responderemos pra você!
Na próxima semana apresentaremos um novo trem pra você.
Um abraço.
~TIAGⓂ